quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Tempos Modernos



Desenho de Wesley Rodrigues


Por: Flávio Leite

Lembro-me bem que, há pouquíssimos anos, uns senhores distintos e bem treinados ganhavam a vida de maneira diferente. Eles batiam de porta em porta para oferecer (ou empurrar) as enciclopédias Barsa, uma das mais conhecidas do mundo, um espetáculo de informação! De certo, que neste momento, algum garoto esteja se perguntando: o que é uma enciclopédia? Caro amigo, trata-se apenas do que você chama de Wikipédia, porém impresso, como um grande e grosso livro.

Na minha época de escola, recordo-me que minha mãe caiu na boa conversa de algum desses bons vendedores e gastou uma fortuna para comprar a coleção da Barsa. Eu fiquei fascinado com a quantidade de informações contidas naqueles livros vermelhos. A minha felicidade se alargou, quando encontrei o assunto a respeito do meu trabalho escolar. Na época, eu achei muito fácil. Tive apenas de copiar todo o texto em uma folha com pautas, grampear, colocar o cabeçalho e desenhar o título na capa.

Nunca imaginei que no futuro seria tão mais fácil. Em tempos de internet, o Google resolve tudo. Basta copiar da rede e colar no editor de texto. Entretanto, há quem ainda acredite na existência de vendedores da Barsa. Desta discussão, me abstenho. Contudo, posso garantir que os livros continuam a ser vendidos. Outro dia, em uma visita a um sebinho da cidade, encontrei toda a coleção por uma pechincha: R$ 1,99.
Até a próxima, paz e bem!

Palavras em Risco
Tempos Modernos
Por: Flávio Leite
Desenho: Wesley Rodrigues

Todos os Direitos Reservados
Copyright

2 comentários:

  1. O texto ilustra muito bem o fato de que há algum tempo tínhamos que ir até bibliotecas convencionais para obter informações, realizar trabalhos e pesquisas escolares. Hoje, a internet, as TIC's tornam o nosso trabalho mais cômodo, as informações se processam de modo mais rápido nos oferecendo dados atualizadíssimos em tempo quase que real. Antigamente, tínhamos que esperar outras edições de livros para que tivéssemos acesso às atualizações. Hoje, com um clique temos as notícias do nosso bairro, país e do mundo em nossa tela. As tecnologias estão aí, o que as tornam vilãs ou heroínas são os modos como a utilizamos.

    ResponderExcluir
  2. Sempre acreditei em vc, e agora vejo que de verdade Deus te deu um dom maravilhoso, e que associado a pessoas que querem de verdade te ajudar vc vai longe, é um belissímo trabalho este blog, estamos torcendo por vc Wesley.Beijos maninho; Alessandra, Junio e Alex Junio.

    ResponderExcluir